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SABIA QUE? - JOÃO MARTINS


• Exercícios de alongamento sempre foram bastante usados na fase de aquecimento e preparação para a prática desportiva.
Nos estudos de revisão mais recentes, exercícios de alongamento dinâmicos parecem ser mais indicados na fase de aquecimento para a generalidade das atividades desportivas. Exercícios de alongamento estáticos de baixa intensidade e duração podem ser recomendados nesta fase apenas em atividades que requeiram grandes amplitudes de flexibilidade estática.

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• O treino de força para atletas de endurance sempre foi um tema discutido na área da performance desportiva.
Na bibliografia mais recente, o treino explosivo e treino com cargas máximas parecem ser dois métodos bastante eficazes para o incremento da economia de corrida, aplicados em atletas treinados.

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• Os exercícios Back Squat e Hip Thrust são dos mais efetuados no treino de força para os membros inferiores, nomeadamente a musculatura extensora da anca.
Com a utilização de análise eletromiográfica, o exercício Hip Thrust parece solicitar mais a atividade dos músculos grande glúteo e bicípite femoral, comparado com o Back Squat, podendo ser considerado um exercício mais eficaz nessa vertente.

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• Além da sua importância no movimento, o core tem uma função importante nos mecanismos da respiração. A contração diafragmática poderá aumentar a pressão intra-abdominal, garantindo maior estabilidade na coluna lombar.

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• De forma a otimizar o seu treino de força, durante os intervalos de repouso, pode utilizar exercícios corretivos para melhorar a sua qualidade de movimento.

• Durante a sua periodização de treino pode sobrecarregar as três vias energéticas (metabolismo anaeróbio aláctico, metabolismo anaeróbio láctico e metabolismo aeróbio), de forma a promover diferentes estímulos para melhores resultados.

FormadoresINSTRUTORES
JOÃO MARTINS
  • Mestre Exercício e Saúde, FMH-UL

  • Licenciado em Ciências do Desporto, FMH-UL

  • Certified in Applied Functional Science (CAFS), Gray Institute

  • Estudante de Terapias Manipulativas e Osteopáticas, ITS
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  • G-Functional Specialist
  • G-Functional
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