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SABIA QUE? - PEDRO CARDOSO


• O exercício Hip Thrust pode ser um exercício bastante eficaz no incremento de produção de força horizontal aplicado à performance atlética, nomeadamente à corrida.
Num estudo com um protocolo de treino de seis semanas, a aplicação deste exercício teve melhores resultados na performance em testes de sprint (que requer uma grande componente horizontal), comparado com a aplicação do exercício mais tradicional Front Squat (com mais componente vertical).

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• A periodização do treino da força/ potência é um tema bastante debatido na área do exercício e por vezes um pouco subvalorizado na prática.
Considerando a sua aplicação, numa meta-análise efetuada comparando programas de treinos periodizados e não periodizados, os periodizados tiveram maior eficácia no desenvolvimento da força/potência, tendo em conta ambos os géneros, idades e experiência de treino.

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• Além da utilização de exercícios pliométricos para a otimização de tarefas desportivas, estes podem ter utilizados para a prevenção de lesões.
Segundo uma meta-análise realizada, a utilização de um programa de exercícios pliométricos para prevenção de lesões parece ter um efeito benéfico na redução de lesões do ligamento cruzado anterior, tanto em atletas femininos como masculinos.

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FormadoresINSTRUTORES
PEDRO MIGUEL CARDOSO
  • Mestre Exercício e Saúde, FMH-UL

  • EXOS Performance Specialist (XPS)

  • Certified in Applied Functional Science (CAFS)

  • Functional Movement Screen, Level 1 (FMS)
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  • G-Functional Specialist
  • G-Functional
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